Estado de Goiás registra menor número de mortes por Covid em 17 meses

0
69

Goiás registrou o menor número de mortes por Covid-19 desde maio de 2020, início da pandemia. Segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, outubro teve 371 óbitos causados pelo coronavírus, enquanto naquele mês (maio/2020) ocorreram 149 mortes. Em comparação com setembro, a queda foi de 51%, quando a pasta registrou 758 mortes.

Os dados da Saúde ainda apontam que outubro também registrou o menor número de internações por Covid-19: 321. Em maio de 2020 foram 289 pacientes hospitalizados.

Goiás tem menor número de mortes por Covid-19 desde maio de 2020 (Foto: Reprodução – SES)

Mortes por Covid-19: estado não tem regiões em situação de calamidade
Outros indicadores mostram decréscimo da doença. O mapa de calor elaborado pelo governo estadual mostra que 15 regiões do Estado estão em situação de alerta, considerada mais branda em relação ao monitoramento da doença.

Enquanto isso, outras três estão em situação crítica:

  • Pirineus (com os municípios de Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis, Terezópolis de Goiás);
  • Entorno Norte (Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, Cabeceiras, Flores de Goiás, Formosa, Planaltina, São João d’Aliança e Vila Boa) e;
  • Nordeste II (Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambai, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia, Sitio d’Abadia).

Em contrapartida, nenhum região está em situação de calamidade.

Para se ter uma ideia, em abril deste ano, durante o pico da segunda onda, todas as regiões do Estado estavam em situação de calamidade com 96% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupadas.

Vacinação diminui número de mortes por Covid-19 em Goiás
O avanço da vacinação é apontado por especialistas e por profissionais de saúde como um dos principais motivos para a queda nos indicadores da pandemia de Covid-19. Atualmente, a maioria dos municípios goianos vacina pessoas acima de 12 anos

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta 5.059.188 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o Estado. Em relação às segundas doses, ou doses únicas, o número é de 3.353.969 aplicações. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

Ao todo, são 906.654 casos de doença pelo coronavírus 2019 no território goiano desde o início da pandemia. Destes, há o registro de 875.813 pessoas recuperadas e 24.254 óbitos confirmados.

 

 

Deixe seu comentário