Goiás retomará aulas presenciais da rede estadual em agosto, diz Ronaldo Caiado

0
440
Ronaldo Caiado em entrevista à TV Anhanguera — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que os professores estarão aptos a voltar para as salas de aulas em agosto. Em entrevista à TV Anhanguera na terça-feira (8), em Goiânia, ele abordou também a compra de imunizantes e ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A previsão do governador é que a reserva de 30% das vacinas para professores e pessoas com comorbidades vai proporcionar ao estado imunizar toda a classe docente com a segunda dose até o final de julho.

Então, vejo todas as condições de voltarmos. Talvez não 100% da classe, mas acredito que 80% dos professores estarão aptos para irem às salas de aula em agosto“, destaca o governador.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Educação, são 38.686 servidores atuantes na rede de ensino do estado, sendo 26.508 professores. Ao todo, o Plano Nacional de Imunização prevê 106 mil pessoas atuando na educação em Goiás.

O governo suspendeu as aulas presenciais nas redes pública e privada em março do ano passado. As escolas particulares foram autorizadas a voltar a funcionar presencialmente em novembro de 2020, com uma série de medidas sanitárias. Na rede estadual, as atividades foram retomadas de forma parcial em parte das instituições, em janeiro deste ano. Porém, voltaram a ser remotas em março devido ao avanço da Covid-19.

Vacinas
Caiado falou também sobre a intenção do estado em comprar vacinas contra a Covid-19, desde que sejam autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Na sexta-feira passada, a entidade autorizou, excepcionalmente, a importação de vacinas fabricadas na Índia e na Rússia, mas com restrições e muitas recomendações.

Nós só vamos adquirir no momento que tiver autorização da Anvisa. Mas estamos dentro dos estados que estão buscando a aquisição para ampliar a vacinação. No entanto, não faremos nada sem parecer técnico-científico“, explicou o governador.

Dados preliminares levantados pela SES, até a tarde de segunda-feira (7), indicam que foram aplicadas 2.173.967 vacinas contra a Covid-19 em Goiás, sendo 1.522.813 para primeira dose e 658.090 para reforço.

 

Deixe seu comentário