COVID: Goiás avança oito posições e chega a 10º no ranking de vacinação por estados

0
365

Na comparação com dados relativos ao dia 6 de abril deste ano, Goiás avançou oito posições no ranking de vacinação contra covid-19 nos estados e agora está na 10ª colocação. A tabela é montada com números absolutos de pessoas vacinadas, e não com percentuais de vacinados pelo total da população.

Em Goiás, são 1,36 milhão de doses aplicadas, das quais 905 mil foram 1ª dose e 455 mil segunda dose. À frente dos goianos estão, por ordem crescente, Santa Catarina (1,45 milhão de doses aplicadas), Ceará (1,46 milhão), Pernambuco (1,8 milhão), Paraná (2,52 milhões), Bahia (3,03 milhões), Rio Grande do Sul (3,23 milhões), Rio de Janeiro (3,42 milhões), Minas Gerais (4,25 milhões) e São Paulo (9,49 milhões).

Em abril, o governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu empenho das prefeituras para documentar a aplicação de doses nos municípios. O governo já havia detectado defasagem na atualização das planilhas. Depois deste pedido, Goiás rapidamente subiu no ranking: chegou a 11º na metade do mês, antes de chegar agora à décima posição.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, diz que o resultado se deve ao esforço da equipe técnica para que os imunizantes cheguem rápido aos municípios. “Adotamos uma logística para entrega ágil das doses. Isso vai possibilitar que Goiás seja um dos primeiros estados a concluir a imunização do grupo dos idosos”.

O secretário diz que, nos próximos dias, será possível avançar na aplicação da vacina nas pessoas com comorbidades. Para isso, os municípios deverão informar ao Estado se finalizaram os grupos anteriores. “Foi acordado que as cidades precisarão nos comunicar formalmente quando for concluída, de fato, a vacinação das pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde e forças de segurança e salvamento. Após essa comprovação, a aplicação de doses no grupo das comorbidades será imediata”.

Deixe seu comentário