Publicado decreto que determina lei seca a partir das 22h, em Goiás; Medida já está em vigor em Itapaci a 13 dias

0
536

O governo estadual publicou, na noite desta terça-feira (26), o decreto que determina lei seca e proíbe o consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes, boates e outros locais de festa entre as 22h e 6h. O objetivo é evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19 em Goiás.

De acordo com o documento, a proibição vale para todo o território goiano e abrange locais de uso público ou coletivo.

O decreto foi elaborado e publicado no Diário Oficial do Estado após aprovação de 95,7% dos prefeitos que votaram enquete proposta pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na segunda-feira (26). Ao todo, 141 gestores se posicionaram a favor da implantação da medida.

Conforme o decreto, a fiscalização do cumprimento da norma será adotada pelas autoridades fiscais municipais com o apoio das forças policiais estaduais. Quem descumprir as regras está sujeito às penalidades como multa, interdição do estabelecimento e cancelamento do alvará sanitário.

Crescimento de casos
Ao explicar a medida, o governador pontua que bares e restaurantes, bem como locais de festas e boates, foram identificados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e órgãos de controle sanitário como espaços de maior disseminação da Covid-19. “E, se temos um vírus que se comporta com agressividade, é lógico que temos que estancar esse volume de contaminados”, esclarece Caiado.

O governador defendeu ainda que a restrição de consumo de bebidas alcoólicas é para antecipar um processo que pode causar uma situação delicada no país como um todo. “Essa segunda cepa tem uma característica que nos preocupa enormemente: a transmissibilidade. Na primeira, a contaminação foi mais lenta. Agora, é muito maior”, explicou.

O crescimento exponencial da contaminação preocupa as autoridades, principalmente, com relação à ocupação de leitos hospitalares. “Até 31 de dezembro de 2020 estávamos com ocupação de leitos de UTI de 48%. A partir de 1º de janeiro de 2021 subimos em torno de 1% por dia, de forma sustentada. Isso faz com que estejamos hoje na casa dos 75% de ocupação de UTI e 50% de enfermaria”, alertou o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.

MEDIDA JÁ ESTÁ EM VIGOR NO MUNICÍPIO DE ITAPACI A 13 DIAS:

O decreto lançado hoje pelo Governo Estadual que determina lei seca e proíbe o consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes e outros locais de festa entre as 22h e 6h, já está em vigor no município de Itapaci desde o último dia 14 de Janeiro de 2021 através do decreto N° 01479/2021. O objetivo é evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19.

Desde o começo da pandemia, o município de Itapaci vem realizando medidas visando manter o controle a disseminação a proliferação do novo coronavírus (Covid_19).

 

Deixe seu comentário