Em Goiás, IPVA terá desconto de até 5,19% em 2021

0
342

Donos de carros e motos usados em Goiás vão pagar um valor menor de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2021. Queda no valor venal desses meios de transporte propicia descontos de 1,99% a 5,19%, no caso dos carros. Para motocicletas e similares, a redução é de 1,82%. Assim contribuintes devem pagar quantias, em média, 3,78% mais baratas em relação aos valores quitados em 2020.

A tabela é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), usada para calcular o imposto no próximo ano. A instituição revela que não houve aumento da alíquota para nenhum contribuinte em Goiás para o novo ano. A lista foi divulgada em Instrução Normativa da Secretaria de Economia.

O documento é assinado pelo subsecretário da receita Aubirlan Borges Vitoi, e também já traz o calendário de pagamento do IPVA 2021. 

Goiás tributa veículos fabricados a partir de 2007, ou seja, 2,3 milhões de veículos, de um total de 4,1 milhões. Carros e motos com mais de 15 anos de fabricação são isentos e compõem a outra fatia do bolo. Vale ressaltar que veículos novos não pagam a contribuição no ano de aquisição.

Descontos e isenções habituais
O estado tem descontos de até 50% no IPVA para modelos populares – carros 1.0 e motocicletas de até 125 cilindradas -, caso o proprietário esteja em dia e não tiver cometido infração de trânsito no ano anterior. O imposto também pode ficar entre 5% e 10% mais barato para quem inscrever o CPF nas compras de varejo no estado, participando do programa Nota Fiscal Goiana.

Pessoas com deficiência física, mental e visual também podem ser contemplado com isenções. Goiás teve 13.662 beneficiados em 2020 nesse aspecto.

O imposto pode ser pago em três parcelas ou à vista. O pagamento da última parcela deve coincidir com a quitação do Licenciamento anual e Seguro DPVAT.

A entrega domiciliar dos boletos foi suspensa em 2020 e continuará assim em 2021. Contribuinte deve emitir documentos pela internet, nos sites da Economia e do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

Deixe seu comentário