Governo de Goiás muda nome do Bolsa Universitária para Universitário do Bem

0
295
Programa Bolsa Universitária: novos nomes e novos critérios (Foto: Divulgação)

O Governo de Goiás formulou uma proposta de reformulação do programa Bolsa Universitária. O projeto de lei foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, na última terça-feira (1). O programa vai passar a se chamar Universitário do Bem.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) diz que o projeto vai tornar os critérios “mais coerentes com a realidade socioeconômica dos estudantes, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento do Estado”.

A seleção dos bolsistas será feita com base na vulnerabilidade social da família, levando em conta a condição de vida, não apenas a renda. O processo seletivo será baseado em dados do Cadastro Único (CadÚnico), tais como: qualidade da residência, mercado de trabalho, inscrição em programas sociais e dificuldade de acesso à educação.

A organização disse que a reformulação foi elaborada com o auxílio de estudos técnicos de pesquisadores contratados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Instituto Mauro Borges (IMB), com o objetivo de tornar o benefício mais efetivo e com maior possibilidade de gerar impactos positivos na vida dos bolsistas.

Também conforme a OVG, a proposta também inclui o aumento na cobertura do benefício e a eliminação da instabilidade financeira para os estudantes, potencializando os resultados do Programa, pois o bolsista conseguirá se programar do início ao fim do curso, reduzindo as chances de evasão. (Com informações da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG))

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 26 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.