Pesquisa Ibope Senado: Marconi aparece com 30%, seguido por Lúcia Vânia, 28%, e Jorge Kajuru, 26%

0
288

O Ibope divulgou mais uma pesquisa da disputa pelas duas vagas para o Senado Federal. A pesquisa, divulgada na noite da última sexta-feira (17) pela TV Anhanguera (Globo), mostra o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) com 30% da intenções de votos, seguido por Lúcia Vânia (PSDB), com 28%, e Jorge Kajuru (PRB), com 26%.

Vanderlan (PP) aparece em seguida com 18% e Luís César Bueno (PT) com 6%. Os candidatos Professora Magda Borges (PCB), Professora Geli (PT) e Wilder (DEM) aparecem empatados com 5%. Agenor Mariano (MDB) e Fabrício Rosa (PSOL) aparecem com 3%. Em último lugar, empatados com 2% das intenções de voto, estão Professor Alessandro Aquino (PCO) e Santana Pires (Patriotas).

Para as duas vagas que podem ser ocupadas por goianos nas cadeiras do Senado, a intenção de votos brancos e nulos foram diferentes. Para a primeira vaga, somaram 15%, enquanto para a segunda, foram 22%. Ao todo, 29% dos entrevistados não souberam responder. Esses dados dizem respeito ao estilo de pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos e os entrevistados devem escolher entre eles.

Espontânea

Na modalidade de pesquisa espontânea, em que o próprio entrevistado aponta os nomes dos candidatos nos quais tem inteção de votar, os percentuais foram bastante diferentes, bem como a posição dos mais bem colocados.

Agora, Jorge Kajuru (PRB) aparece em primeiro lugar, com 12%, seguido do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 9%, e da senadora Lúcia Vânia (PSDB), com 8%.

Vanderlan (PP) se mantém em terceiro lugar, com 2% dos votos. Em seguida, Agenor (MDB) e Fabrício Rosa (PSOL) continuam empatados, dessa vez com 1%, junto a outros candidatos: Professora Magda Borges (PCB), Professora Geli (PT), Professor Alessandro Aquino (PCO) e Wilder (DEM). Santana Pires, do Patriotas, não foi indicado por nenhum entrevistado.

Brancos e nulos somaram 22%, enquanto a quantidade de entrevistados que não soube responder aumentou drasticamente, para 62%.

Registro

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Anhanguera e realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, que foi o primeiro dia de campanha eleitoral. Ao todo, foram ouvidos 812 eleitores de todas as regiões de Goiás, com idades a partir de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é GO-007412/2018. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR‐05595/2018.

Deixe seu comentário