66 cidades que podem sofrer com o desabastecimento no período de estiagem em Goiás

0
288

Sessenta e seis cidades podem sofrer com a falta d’água segundo um relatório feito pela Saneago a pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). O parecer técnico também aponta as soluções que a empresa está realizando para que, no período da estiagem, a população não fique sem água.

O documento foi apresentado pelo promotor Delson Leone Júnior, do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Meio Ambiente e Urbanismo do MPGO, nesta terça-feira (3). Ele explica que essa medida tem o objetivo de antecipar soluções para evitar qualquer tipo de problema ao cidadão. O documento foi entregue no dia 20 de junho e foi assinado pelo presidente da estatal, Jalles Fontoura.

“Estamos verificando as soluções que estão sendo tomadas nos determinados mananciais e, da mesma forma, notificar atos como degradação. Além disso, constatada a irregularidade, acionaremos os promotores locais para verificar se haverá necessidade de ações judiciais ou extrajudiciais”, destaca o promotor.

O documento assinala quase todas as 66 cidades destacadas no levantamento estão com o baixo nível hídrico nos mananciais e a situação pode comprometer o abastecimento. Porém, o promotor destaca que é de extrema importância que os moradores façam o uso racional do recurso hídrico. “Não adianta todas essa ações e a população não fazer a sua parte. Necessitamos de uma consciência ambiental. Esse parecer técnico depende muito da reação da comunidade e juntamente, lógico, com a Saneago”, conta.

Por meio de nota, a estatal descartou, no momento, o risco de desabastecimento em Goiás e informou que faz o monitoramento dos mananciais e reservatórios da capital e interior. Leia na íntegra:

A Saneago informa que, no momento, não existe risco de desabastecimento de água tratada em Goiás. A Companhia monitora, atentamente, a situação dos mananciais e reservatórios na capital e no interior; e, além disso, tem promovido ações visando a regularidade do abastecimento. O relatório em questão é de finalidade, exclusivamente, técnica e apresenta, ao Ministério Público, as ações planejadas pela Saneago no sentido de reforçar o abastecimento para atenuar os efeitos do período de estiagem. A Saneago explica à população que não há motivo de alarde, mas que, por se tratar de período de estiagem, a orientação é para o uso consciente das reservas domiciliares de água tratada.
Soluções

No documento, a estatal destacou que em Goiânia, no Sistema Meia Ponte e João Leite – que teve situação de emergência decretada no início do ano devido a falta de chuvas – , está em construção do Linhão, que ligará o sistema Mauro Borges às regiões atendidas pelo Rio Meia Ponte. Outra solução que consta no documento aponta para a ativação de bombas para aumento da vazão e outras medidas para o abastecimento, inclusive a utilização de caminhões pipas.

Nas demais cidades, o documento também cita algumas providências. Em sua maioria, a decisão a ser tomada é a perfuração de novos poços e o rodízio de abastecimento. “Isso foi o começo do trabalho, mas cada ação e o cenário da sua região foi passado para cada promotor que vai analisar cada caso e cobrar as providências descritas no documento”, ressalta Delson.

Lista das cidades que podem ser atingidas pela falta d’água:

Abadia de Goiás
Água Limpa
Anápolis
Aparecida de Goiânia – Bairros abastecidos pelos sistemas Independência Mansões, Madre Germana, Lages e Tiradentes
Araçu
Aragoiânia
Araguapaz
Avelinópolis
Bela Vista de Goiás
Bom Jardim
Buriti Alegre
Campo Alegre
Carlândia
Caturaí
Cezarina
Cidade Ocidental
Cocalzinho de Goiás
Corumbaíba
Cristalina
Crixás
Cumari
Formosa
Formoso
Goiandira
Goianésia
Goiânia – Todos os bairros abastecidos pelos sistema Meia Ponte
Goianira
Goiás
Goiatuba
Guapó
Hidrolima
Indiara
Ipiranga
Iporá
Jussara
Luziânia
Mairibotaba
Maurilândia
Morrinhos
Mozarlândia
Mundo Novo
Mutunópolis
Nerópolis
Nova Crixás
Novo Brasil
Novo Gama
Ouvidor
Petrolina de Goiás
Piranhas
Pirenópolis
Pires do Rio
Planaltina
Pontalina
Povoado Floresta
Rio Verde
Sancrerlândia
Santa fé
São Luis dos Montes Belos
São Miguel do Passa Quatro
São Patrício
Silvânia
Souzalândia
Taquaral de Goiás
Trindade
Valparaíso de Goiás
Varjão
Vianópolis

Deixe seu comentário