Itapaci tem Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (12)

0
34

Dia D de vacinaçãoTodos os postos de saúde de Itapaci (GO), estarão realizando a vacinação contra a gripe neste sábado (12/05). Os atendimentos acontecerão das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.

O público-alvo recebe a dose trivalente, que protege contra três tipos de Influenza: H3N2, H1N1 e B. Esta campanha nacional começou no dia 23 de abril. Para vacinar, é necessário a apresentação do cartão de vacina .

FIQUE ATENTO

Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e cartão de vacinação.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

Este ano o Público alvo para a vacinação contemplam:

Gestantes;

Mulheres que estejam no período de até 45 dias após o parto;

Crianças na idade entre seis meses a menores de cinco anos;

Profissionais da saúde;

Professores de escolas públicas e privadas;

Idosos a partir de 60 anos;

Apenados do sistema penitenciário;

Servidores de presídios;

Pessoas com comorbidades (Diabéticos; obesos graus lll; Cardíacos; Renais crônicos; Transplantados; Trissomias; Respiratórios crônicos), também formam o grupo prioritário.

A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

Prevenir é sempre o melhor remédio:
É possível, no entanto, colaborar para que o vírus não seja propagado. Ao tossir e espirrar, deve ser usada a parte interna dos braços para tampar o rosto, as pessoas devem utilizar lenços descartáveis, evitar locais com aglomeração, deixar o ar circular principalmente no inverno e em dias frios, não se automedicar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e pratos, e diante de qualquer sintoma devem procurar um posto de saúde.

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 26 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.