O sonho da implantação de uma unidade do Vapt Vupt em Itapaci irá ser tornar realidade em breve, para a alegria de toda a comunidade local.
Após a vistoria e aprovação de técnicos do governo para a implantação de uma unidade no prédio do antigo Centro de Pacificação, neste sábado (07), mesmo não sendo um dia ativo de trabalho, a equipe da prefeitura começou a todo o vapor as obras para adequação e modernização do local escolhido para receber este grande beneficio.
A previsão é que no prazo de 90 dias a unidade do Vapt Vupt em Itapaci seja inaugurada, beneficiando cerca de nove municípios da região, que juntos formam uma população em torno de 230 mil habitantes. Essas comunidades serão beneficiados com serviços como, Detran, Ipasgo, Banco do Povo, Juceg, Saneago, Sefaz, Agrodefesa, Foto Digital Detran, SSPJ, Procon Virtual, Multiestadual e Multimunicipal. Todos esses serviços irão gerar economia de tempo e comodidade, itens de extrema importância na rotina diária dos trabalhadores e população em geral.
Cumprindo mais uma promessa de campanha aos Itapacinos, o prefeito Mário Macaco, afirmou que o Vapt-Vupt é realmente uma grande conquista para a população, por isso buscou essa implantação incansavelmente. “Tenho certeza plena de que a instalação dessa unidade irá ser de vital importância para todos, pois além de prestar serviços eficientes e de qualidade gera também renda para o nosso município. As comunidades da região que procuravam esses serviços em outras cidades, agora encontrarão aqui em nossa cidade, que deixa de ser apenas caminho para Ceres ou Rialma” concluiu o chefe do executivo.
Sobre o Programa Vapt Vupt:
O Vapt Vupt – Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão foi criado com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos, visando proporcionar um atendimento diferenciado, rápido e eficaz, com qualidade, eficiência e produtividade. Em 17 de outubro de 1999 foi inaugurada a primeira unidade fixa do Vapt Vupt, no Centro Comercial Buriti Shopping, no município de Aparecida de Goiânia. Com a grande aceitação que o Programa teve por parte da comunidade goiana, a rede de unidades fixas se expandiu de forma espetacular em 16 (dezesseis) anos de atividades, contabilizando 49 (quarenta e nove postos fixos em funcionamento. Essa consolidação do Vapt Vupt demanda ações que envolvem grande vulto de recursos, tanto físicos como humanos e financeiros. Para possibilitar melhor gestão desses recursos, em 2011 foi editada a Lei Nº 17.475, que disciplina o funcionamento do Vapt Vupt.
Esse Programa do Governo Estadual oferece serviços resultantes da participação de diversos órgãos, oriundos das esferas: federal, estadual e municipal e de empresas privadas prestadoras de serviços de interesse público que, em regime de condomínio, atuam de forma descentralizada, utilizando recursos técnicos altamente desenvolvidos, com ênfase para a informatização. Para tal desempenho, o servidor público/privado, que é o responsável pela excelência no atendimento ao cidadão, é preparado, passando por processos de treinamento direcionados aos objetivos do Vapt Vupt. Essa qualificação proporciona, dentre outros benefícios, a mudança da mentalidade do servidor público e aprimoramento do servidor da iniciativa privada. Hoje em dia o Vapt Vupt tornou-se o referencial que muitos Estados buscam, devido aos parâmetros de excelência alcançados pelo Programa.
O Vapt Vupt é composto de Unidades de Atendimento Fixas, Itinerante, Digital, Condomínios e Padrão de Atendimento Vapt Vupt, que se caracterizam pela funcionalidade, transferência de tecnologia, conforto e segurança, buscando sempre o bem estar e a satisfação do usuário, de acordo com os critérios já existentes e determinados do Programa.
A Secretaria de Gestão e Planejamento é o órgão encarregado de desenvolver, implantar e gerenciar o Programa Vapt Vupt, por meio de sua Superintendência de Vapt Vupt e Atendimento ao Público, realizando estudos e análises prévias para definição das regiões a serem contempladas pelos postos fixos e por jornadas da unidade Itinerante do Vapt Vupt, bem como visitas técnicas e elaborando projetos para órgãos públicos candidatos ao Padrão de Atendimento Vapt Vupt, promovendo contatos com os prováveis condôminos e possíveis fornecedores, propiciando a realização de treinamento para o pessoal que compuser as equipes de trabalho e acompanhando as atividades das unidades de atendimento em funcionamento, na busca de soluções de questões que, porventura, dificultem a eficaz prestação de serviços.
As Unidades de Atendimento Fixas são instaladas em diversas cidades das diferentes regiões do estado, definidas pelo critério de proximidade e facilidade de acesso entre os municípios adjacentes, sendo que a região deverá possuir, no mínimo, 30.000 habitantes.
As Unidades Padrão de Atendimento são postos de serviço nas sedes dos órgãos, que prestam atendimento direto à população, os quais para receberem o Padrão Vapt Vupt devem passar por um processo de reorganização interna, administrativa e operacional, onde são adequados seu espaço físico, suas ferramentas, recursos físicos e tecnológicos, bem como seus recursos humanos, aos pressupostos do atendimento com qualidade e eficiência.
As Unidades Vapt Vupt têm apresentado índices de aprovação acima de 99% entre os conceitos: “bom” e “ótimo”, conforme pesquisas realizadas diariamente junto aos usuários.