22 de Março – Dia Mundial da Água

0
363

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural, no município de Dois Vizinhos merecem destaque pela água : Rio Chopin,Dois Vizinhos, Lageado Grande, Córrego da Santina e Córrego Pinzon, os lagos Dourado e da Paz. Segundo Clair Antonelo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos destaca que devemos cuidar para ter um vida melhor no futuro e as novas gerações possam aproveitar. “Água é coisa séria, a própria comunidade do entorno de rios, sangas e nascentes pode ajudar a cuidar. É um dever zelar não só por nós ,mas sim pelas futuras gerações também pelo nosso planeta.

O Secretário de Meio Ambiente de Itapaci, Vilmar José dos Santos, destacou a importância deste dia dedicado a importância da água, que trouxe como tema: Pensar no futuro é agir no presente.

“Água é vida. Nós vivemos no planeta água. Então a população precisa valorizar mais. Aquela água que a gente desperdiça aqui pode estar faltando para um vizinho nosso mais na frente”, frisou Vilmar, secretário de Meio Ambiente.

Dicas de como economizar água (consumo consciente de água)

– Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;

– Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;

– Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;

– Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;

– Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;

– Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;

– Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;

– Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;

– Reutilizar a água sempre que possível;

– Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;

– Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;

– Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;

– Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores, redutores de pressão) nas torneiras.

– O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje

Deixe seu comentário