Tecnologia – Facebook começa a avisar quando notícias podem ser falsas; entenda

0
530

O Facebook pretende lançar, em breve, uma nova ferramenta que promete combater notícias falsas na rede social. Desta forma, sempre que alguém for compartilhar ou publicar um link com conteúdo falso, essa pessoa poderá ser avisada previamente, por meio de um selo oficial na plataforma.

Em parceria com a organização jornalística norte-americana Poynter, o Facebook criou uma equipe capaz de analisar e definir notícias falsas com algum sucesso. Se um artigo for identificado como falso, receberá o selo da rede social, que será mostrado a todos os usuários, mesmo depois de postado.

imrs

Além disso, a novidade promete “desvalorizar” notícias que receberem o selo de falsas. Elas tenderão a aparecer menos na linha do tempo dos usuários, e darão lugar a notícias e artigos com dados verídicos. Todos os usuários também terão a opção de denunciar uma notícia falsa, seja de forma privada ou até mesmo enviando uma mensagem direto para quem postou.

De acordo com Adam Mosseri, vice-presidente de desenvolvimento de produto do Facebook, a empresa está, neste momento, focando em “derrubar” dentro da rede social sites que foram criados exclusivamente para espalhar notícias falsas. Porém, não deu detalhes de como fará isso.

imrs-1

A novidade com o selo “anti-notícia falsa” deve começar a aparecer nos próximos dias na linha do tempo dos usuários. Com o tempo, esse tipo de conteúdo deverá aparecer com bem pouca frequência para cada um.

Créditos: The Washington Post

 

Deixe seu comentário