Na última quinta-feira (27), a Associação Goiana de Municípios (AGM) entrou na luta para que os municípios goianos possam receber os repasses referentes ao Programa Saúde da Família (PSF), em atraso.
No município de Itapaci por exemplo, o último repasse recebido foi no mês de janeiro no valor de R$ 25.502,50 ou seja, já são dez meses sem receber este benefício essencial para ajudar a saúde da população.
O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, se reuniu com a secretária de Fazenda do Estado, Ana Carla Abrão Costa, e com o secretário da Saúde, Leonardo Vilela.
Cleudes pediu o cumprimento do acordo firmado entre a Sefaz e a AGM de que todos os débitos seriam quitados até o final deste ano. A secretária garantiu que os repasses serão feitos, mas, para tanto, o Estado está aguardando a liberação do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) por parte do Governo Federal.
“Como os repasses estão muito atrasados (ainda precisam ser quitados dois meses de 2014), os prefeitos terão dificuldades para fechar suas contas se esses valores não forem regularizados. Nossa esperança é que, como prometido hoje pelos secretários, a dívida seja quitada até o final do ano para que os prefeitos não tenham problemas com os órgãos de controle e possam fechar as suas contas”, finazou o presidente.
Para que a dívida seja saldada, restam a ser repassados para os municípios, os meses de novembro e dezembro de 2014 e a partir de fevereiro deste ano. Com informações da Assessoria de Comunicação da AGM (Klau Bueno).
Abaixo você confere a data e o valor do último repasse feito ao município de Itapaci. Além disso, restam ainda a ser repassados ao município os meses de novembro e dezembro do ano de 2014.
Créditos: jvalenoticia.com / agm-go.org.br