A quatro dias da votação, os dois candidatos à Prefeitura de Itapaci intensificam publicações nas redes sociais. A internet foi uma das principais ferramentas de campanha, nas eleições municipais mais curtas dos últimos 18 anos. Com menos tempo para conquistar o voto do eleitor e limite de gastos menor, a web se transformou em uma alternativa para os candidatos divulgarem suas propostas.
Todos os candidatos tanto ao executivo quanto ao legislativo mantêm atualizadas as contas nas principais redes sociais. Nelas, eles postam fotos de atividades de campanha, agenda, vídeos, além de responderem aos comentários dos eleitores.
Alguns perfis são gerenciados pelas assessorias de comunicação, outros são alimentados pelos próprios candidatos. As redes sociais mais utilizadas são Facebook e Instagram.
No próximo domingo, 14.954 eleitores vão às urnas em Itapaci. De acordo com o assessor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Alexandre Azevedo, a veiculação de material de campanha nas redes sociais é livre, inclusive, no dia das eleições.
“Há uma liberdade bem maior na internet nas eleições deste ano. O domínio é livre. Os candidatos podem postar livremente, criarem seu próprio site. E uma outra novidade é que o site não precisa sair do ar no dia das eleições, como era anteriormente. Há um equilíbrio, já que, enquanto houve limitação de gastos e campanha de rua, aumentou-se a liberdade na internet”, afirmou.
Veja abaixo os perfis dos candidatos:
NEY BOA SAFRA (PTC)
Facebook: neyboasafraeironsoldado
Instagram: @neyboasafraeiron
Mário Macaco (PSDB)
Facebook: mariomacaco
Instagram: @mariomacaco45