Em Goiás a Justiça evitou que o governador Marconi Perillo (PSDB) montasse um verdadeiro palanque eleitoral no interior do Estado sob justificativa de distribuir os novos cartões do programa Renda Cidadã, por coincidência os cartões seriam distribuídos no mês das eleições municipais, oque é considerada uma manobra eleitoral.
Após denuncia junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE) a manobra arquitetada pelo Palácio das Esmeraldas e o efeito danoso que teria no pleito de 2 de outubro em beneficiar candidatos escolhidos pelo Governador no interior de Goias, oque poderia ser considerado um estelionato eleitoral.
Após o MPE recomendar que o governo estadual desistisse do palanque em torno do Renda Cidadã, o governador Marconi Perillo decidiu cancelar a agenda, em nota curta divulgada à imprensa na última sexta-feira, 26. Marconi visitaria 23 cidades, enquanto o vice-governador José Eliton passaria por outras 29.
O programa Renda Cidadã está suspenso desde o início do quarto mandato de Marconi, sob alegação de desequilíbrio nas contas públicas e a crise financeira que afetou o país. Porém, apesar da crise continuar e do governo seguir sem conquistar o equilíbrio nas contas, Marconi decidiu retomar o Renda Cidadã em meio ao processo eleitoral, numa tentativa desesperada de melhorar sua aprovação e ajudar os candidatos de sua base política.
Porque o Governo de Goiás só lembrou desses cartões em período de eleições? O povo goiano necessita sim desse tipo de programa, mais não a véspera de eleições, porque não foram distribuídos antes esses cartões? Ficamos com a certeza que o MPE tomou a atitude correta ao recomendar a desistência da distribuição de cartões do programa social logo agora.