Na última terça-feira (16/08), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou em sessão administrativa da uma resolução que institui, em âmbito nacional, o aplicativo Pardal (denúncias eleitorais) para dispositivos móveis (celulares e tablets), voltado para as Eleições de 2016.
Por meio do aplicativo, Pardal – MPT – Denúncias Eleitorais, os cidadãos poderão informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público (MP) irregularidades encontradas nas campanhas eleitorais de candidatos de seus municípios.
O aplicativo será mais um mecanismo da Justiça Eleitoral para coibir abusos e práticas irregulares durante as eleições deste ano de 2016.
A solução Pardal foi desenvolvida em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). No pleito de 2014, o aplicativo foi utilizado de forma localizada por alguns estados, porém, agora o território do app foi ampliado e todo o país pode fazer uso da ferramenta.
O aplicativo é gratuito e já está disponível em lojas como a Play Store. Para encontrar a ferramente basta digitar “Pardal MPT”, clicar no aplicativo com o ícone de cor vermelha e instalá-lo.