Eleições 2016 – Em Pilar de Goiás pode pintar candidatura única

0
748

A cidade de Pilar de Goiás pode ter este ano a primeira eleição com candidato único em seus mais de 60 anos de emancipação política.

Os poucos mais de três mil eleitores por enquanto só sabem da pré-candidatura à reeleição do prefeito Sávio Soares (PMDB). Mas muitos acreditam que isso não ocorrerá, nem mesmo o atual prefeito. Mesmo faltando uma semana para o início das convenções, ainda não é possível apontar um candidato da oposição para encabeçar uma disputa contra Sávio.

O nome do atual prefeito ganha força dia após dia, o que favorece uma reeleição que indica ser tranquila. Enquanto um nome de oposição não aparece, uma provável candidatura única divide opiniões na cidade. “Eu acho ótimo esse cenário, com uma candidatura“, comemorara uma eleitora. “Acredito que isso não seja o mais correto. Acho ruim para a população. O correto é ter uma disputa com pelo menos dois candidatos“, contesta outro eleitor.

O fato é que o atual prefeito está mostrando  serviço e tem a simpatia da grande maioria dos ”pilarenses” e talvez isso intimide o adversário a entrar na briga.

Segundo a legislação eleitoral, para ser eleito prefeito, um candidato deve obter 50% de todos os votos válidos mais um voto, nas cidades com mais 200 mil eleitores. Nas cidades com menos eleitores do que este número, vence quem obtiver a maioria simples dos votos válidos. Nulos e brancos não são válidos. Assim, na prática, um candidato único só não é eleito se nem ele votar nele mesmo.

Deixe seu comentário