No primeiro dia em que nova regra passou a ser obrigatória, motoristas são flagrados sem acender farol baixo. Ao todo, 921 motoristas foram autuados ontem por não acenderem o farol baixo nas rodovias federais e estaduais que cortam Goiás no primeiro dia de validade da lei federal 13.290, sancionada em maio pelo presidente interino Michel Temer (PMDB).
A nova lei é válida em todo território nacional, em qualquer rodovia, incluindo trechos urbanos e locais com iluminação pública. Em caso de descumprimento, o condutor do veículo poderá ser penalizado com multa de R$ 85,13, além da perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A obrigatoriedade do uso do farol baixo nas estradas durante o dia, passou a vigorar nesta sexta-feira, 8, e tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas, minimizando os riscos de acidentes, principalmente frontais, uma vez que o uso dos faróis durante o dia possibilita que o veículo seja visualizado em uma distância de aproximadamente três quilômetros para quem trafega em sentido contrário.