BRASIL: Conta de luz ficará mais barata a partir de abril

0
771

A conta de luz vai ficar mais barata a partir de abril. A redução média ficará em 6%. Além disso, não haverá mais a cobrança extra na conta.

É que será adotada a bandeira verde no sistema de bandeiras tarifárias. Esse sistema tem as cores verde, amarela e vermelha e serve para informar ao consumidor, a cada mês, se a energia está mais cara ou mais barata.

Com a decisão de adotar a bandeira verde, segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a partir de abril não haverá mais ônus para o consumidor.

Isso só será possível porque com as chuvas e o aumento dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas tem sido possível desligar as termelétricas, que custam mais caro para gerar energia.

O desligamento das térmicas deve gerar uma economia de R$ 8 bilhões para o governo, segundo cálculos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)

Usinas térmicas

Quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai, o que diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. É o que acontece no país desde 2013.

Desde janeiro de 2015, as contas são acrescidas de uma cobrança extra, chamada de bandeira vermelha, para compensar gastos mais altos para gerar energia.

Fonte: Agência Nacional

 

 

Deixe seu comentário