GOIÁS: Número de assassinatos sobe quase 34% em 5 anos, diz SSP

0
382

A quantidade de pessoas assassinadas em Goiás aumentou quase 34% de 2011 para 2015, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). Nesse mesmo período, também houve aumento de roubos a residências e a população em geral.

A violência assusta principalmente os moradores de Goiânia, tanto que alguns pensam em se mudar da capital.
informações da SSP-GO apontam que foram 1.984 assassinatos em 2011, em Goiás. Já no ano passado, foram 2.651 homicídios.

Roubos
Os roubos a residências registrados no estado passaram de 901 em 2011 para 2.362 em 2015, ou seja, 162% a mais, segundo a secretaria. O número de roubos a transeuntes subiu 122%, passando de 14.384 em 2011 para 31.983 no ano passado.

Impunidade
O promotor de Justiça Vinícius Marçal acredita que faltam policiais nas ruas, o que, de certa forma, estimula o crime.
“No dia a dia nós não costumamos transitar e perceber que estamos cruzando com policais. Essa sensação não é só nossa, do cidadão, é do criminoso também. Então, há um estímulo para a prática do crime e vira uma espécie de terra sem lei, como todo mundo já está percebendo que é”, disse.
A SSP-GO ressaltou que aumentará o efetivo. “Cerca de 600 alunos estão em treinamento na Academia da Polícia Militar. Outros 150 iniciam o curso de formação no próximo dia 7 de março. Esse efetivo será distribuído para todas as regionais”, diz a nota. A secretaria ressalta que “1,8 mil novos policiais militares ingressaram na corporação desde 2013”.

De acordo com a doutora em sociologia Michele Cunha Franco, a impunidade piora a sensação de insegurança. “A sociedade se sente desprotegida, em pânico. Ela sente que o sistema juridico punitivo nao tem dado uma resposta. Por um lado tem-se punido mais, mas não se pune com qualidade, muitos dos presos estao em situação provisória”, defende.

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 30 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.