Antes destinado à covid-19, hospital estadual de Uruaçu inicia atendimentos gerais

0
102
Governador Ronaldo Caiado e secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, no hospital estadual de Uruaçu (Foto: Governo do Estado)

Antes destinado aos pacientes com covid-19, o Hospital de Urgências de Uruaçu começou a realizar atendimentos gerais nessa segunda (29). O hospital foi inaugurado em março desse ano e, com a queda do casos de contaminação por coronavírus, volta-se para a finalidade para a qual foi construído: porta aberta para urgência e emergência de alta e média complexidades. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado.

“Temos 307 leitos. Um gigante do Norte goiano. Não há nada igual e com nível de sofisticação e aparelhagem aqui montada”, afirma Caiado. “Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”.

A implantação das especialidades médicas será feita de forma gradativa. No primeiro momento, funcionarão o pronto-socorro, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial com consultas agendadas e exames. Depois, mais cirurgias, maternidade de alto risco e tratamento para o câncer. “Será a primeira unidade fora de Goiânia com tratamento oncológico”, informou o governador.

No momento da visita de Caiado à unidade, nessa segunda, o governo informou que já havia três pacientes internados. O Estado investiu R$ 117 milhões na construção e conclusão da estrutura. O hospital funciona 24 horas. Nos meses em que operou somente para casos de Covid-19, o hospital atendeu mais de 1,2 mil pacientes.

A unidade possui 35 mil metros quadrados de área construída e está situado em uma área total de 63 mil metros quadrados. São 238 leitos gerais e 45 complementares, inclusive UTIs adultas, pediátricas e neonatais. Há, ainda, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação e unidade de coleta e transfusão (UCT).

Os atendimentos em ambulatório são nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia neurocirúrgica, obstetrícia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, cuidado paliativo, pediatria, angiologia, proctologia e urologia. Além disso, há um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raio-X e ultrassonografia, entre outros equipamentos para diagnósticos.

Deixe seu comentário