Ministro da Saúde garante 354 milhões de vacinas contra Covid-19 em 2022

0
110
Foto: Reprodução - Agência Brasil

O Brasil já tem 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 garantidas para 2022. Foi o que garantiu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga em uma coletiva de imprensa sobre o planejamento de vacinação para 2022. O ministro incluiu na conta os acordos fechados para a aquisição de dois imunizantes, dos laboratórios Pfizer e AstraZeneca.

“Estamos ainda mais fortes para, no ano de 2022, fazer uma campanha ainda mais bem consolidada. Nós já temos adquiridas para o ano de 2022, adquiridas ou em tratativas avançadas, 354 milhões de doses de vacina contra a covid-19”, disse Queiroga.

O governo fechou um acordo para compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e 120 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca. Com os 134 milhões de doses adquiridos neste ano, chega-se às 354 milhões de doses anunciada.

De acordo com o ministro, existe a possibilidade de compra de 50 milhões de doses adicionais da vacina da Pfizer, caso seja necessário, e 60 milhões de doses da Covishield, da AstraZeneca.

Durante a coletiva, Queiroga afirmou que que 90% da população adulta do país já tomou a primeira dose de vacinas contra a doença e 60%, as duas doses, ou dose única. Ele ressaltou também que já iniciou a aplicação de uma dose adicional para idosos acima de 60 anos e para profissionais de saúde.

A CoronaVac, vacina desenvolvida na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo, não entrou no planejamento de novas aquisições do governo. Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, tanto ela quanto a Janssen são usadas no Brasil com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. A CoronaVac foi o segundo imunizante mais aplicado no braço dos brasileiros, com 75,1 milhões de doses. (Via: Agência Brasil)

Deixe seu comentário