Covid-19 em Goiás: 17 regiões estão em situação de calamidade

0
788
Foto: Governo de Goiás/ Painel Covid-19

De acordo com os dados do painel Covid-19 desta segunda-feira (1º/3), 17 regiões estão em situação de calamidade, conforme indica o mapa de monitoramento por região de saúde. Essa divisão por áreas de monitoramento foi definida pelo Governo de Goiás em relação a pandemia da Covid-19.

No total, 18 regiões estão divididas em três situações: alerta, indicada pela cor amarela; crítica, pela cor laranja; ou calamidade, em vermelho. Atualmente, somente uma região aparece em situação crítica, que é o Nordeste II, correspondendo às seguintes cidades:

Alvorada do Norte
Buritinópolis
Damianópolis
Guarani de Goiás
Iaciara
Mambaí
Nova Roma
Posse
São Domingos
Simolândia
Sítio D’Abadia

Covid-19: Situação de calamidade em 17 regiões de Goiás
O relatório da semana passada, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), aponta que as oito regiões que estavam em situação crítica e quatro em alerta, agora estão em situação de calamidade. As localidades envolvem as cidades de Aparecida de Goiânia, Inhumas, Pirenópolis, Anápolis, Trindade e outras. Apenas uma região teve evolução da situação, que é a Nordeste II, passando de calamidade para crítica.

Região de Saúde de São Patrício I continua em estado de calamidade

A região denominada de São Patrício I que corresponde aos municípios de Itapaci, Rubiataba, Crixás, Ceres, Santa Terezinha de Goiás, Nova América, Carmo do Rio Verde e Campos Verdes, continua em estado de calamidade pública.

Para essa divisão do mapa de calor foram considerados seis indicadores, sendo:

velocidade de contágio no tempo (Rt);
incidência de casos de síndrome respiratória aguda grave;
variação de mortalidade por Covid-19;
taxas de crescimento de solicitações de leitos de UTI;
taxas de ocupação de leitos de UTI;
taxas de ocupação de leitos de enfermaria, públicos e privados.

Casos de Covid-19 em Goiás

O boletim epidemiológico da SES-GO, divulgado neste domingo (28/2), aponta que há 395.836 casos de doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. Destes, há o registro de 378.974 pessoas recuperadas e 8.517 óbitos confirmados. No Estado, há 336.235 casos suspeitos em investigação. Já foram descartados 229.730 casos.​

Há 8.517 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,15%. Há 248 óbitos suspeitos que estão em investigação.

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 26 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.