Goiás deve receber 140 mil doses da AstraZeneca na próxima semana, diz Caiado

0
291
Vacina de Oxford | Foto: Divulgação

O governador Ronaldo Caiado disse nesta sexta-feira (22) que Goiás deve receber 140 mil doses da vacina AstraZeneca, vindas da Índia, na próxima semana. Segundo ele, os 2 milhões de ampolas encomendadas e liberadas na quinta-feira (21) pelo governo indiano, chegaram hoje ao Brasil. A carga deve passar por análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser distribuída aos estados e municípios no domingo (24) ou segunda-feira (25).

Caiado explicou que a segunda dose da AstraZeneca é aplicada apenas 12 semanas após a primeira imunização. O tempo para aplicação das doses, segundo ele, deve ser o suficiente para que outra carga, vinda da Índia, seja recebida pelo estado. A CoronaVac, por sua vez, possui um prazo menor, de 14 a 28 dias.

Vacina russa
Além disso, o governador informou que os protocolos de exigência da vacina russa Sputnik junto à Anvisa estão bem avançados. “Será mais uma opção para ampliação da vacinação em Goiás. Pedimos às regionais que deem preferência àquilo que é determinação do Plano Nacional de Imunização. Não vamos tolerar carteirada“, disse.

A prioridade, salientou Caiado, é para a idosos que estão em casas de longa permanência, aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. “Com a chegada da vacina vamos descendo o nível da idade das pessoas. As pessoas serão credenciadas para que possam seguir esse ordenamento”, aponta.

 

 

Deixe seu comentário