MP-GO e MPF quer fim de aglomerações em bancos e lotéricas, em Goiás

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Recomendação expedida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Procon Goiás, nesta quinta-feira (23/4), pede fim de aglomerações em todas as casas lotéricas e instituições bancárias de Goiás. Elas devem adotar providências para impedir a aglomeração de pessoas nas partes externa e interna das agências.

Estão surgindo várias denúncias sobre os frequentes episódios de aglomeração de pessoas em filas de lotéricas e agências bancárias em todo o Estado.

O documento ressalta que este comportamento é contrário às orientações dos órgãos de saúde e ao decreto estadual nº 9.633/2020, que busca conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19).

Recomendações dadas para o fim das aglomerações
Primeiramente, entre as medidas sugeridas para evitar aglomerações, estão:

  • a extensão dos horários de funcionamento para atendimento exclusivo a pessoas que —
  • integrem o grupo de risco;
  • a restrição do uso de espaços;
  • a organização de filas e;
  • a distribuição de senhas/agendamento de horário para atendimento, se necessário.

A recomendação também aponta a necessidade de que esteja disponível álcool em gel em todos os postos de atendimento presencial e caixas eletrônicos. O uso é para todos os clientes e colaboradores. Também devem ser distribuídos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos funcionários.

Além disso, é indicado que as agências providenciem a higienização constante de maçanetas, portas e material de uso comum com produtos antissépticos indicados pelos órgãos de saúde, especialmente álcool em gel.

A garantia do abastecimento de dinheiro em espécie em montante suficiente ao atendimento da população e a afixação de cartazes informativos sobre os horários especiais de funcionamento e os serviços presenciais prestados durante a vigência das condições especiais de atendimento são outras providências que deverão ser tomadas.

Por fim, é orientado que seja informada a todos os clientes a eventual existência de canais digitais para realização de operações bancárias. Eles também devem ter sugestão de uso em horários fora do pico de funcionamento das agências, se possível. Também é pedido que seja estimulada sua utilização.

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