Horário de Verão termina no próximo domingo (17)

0
256

Odiado por muitos e, ao mesmo tempo, adorado por outros, o horário de verão começou no dia 4 de novembro do ano passado, afetando Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, além do Distrito Federal.

Segundo o governo federal, as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão porque a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Como os dias de verão são mais longos nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, o objetivo do horário de verão é estimular as pessoas a aproveitarem a luz natural, evitando o consumo de energia elétrica especialmente no fim da tarde e início da noite.

Cuidado com as Refeições

No dia da mudança de horário, evite refeições muito pesadas, principalmente no final do dia. Comidas que requerem muita energia para fazer a digestão podem prejudicar o descanso.

Da mesma forma, bebidas como o café e alguns chás (verde e preto) devem ser evitadas.

Não Exagere nos Exercícios Físicos

Prefira exercícios mais suaves ou relaxantes (como caminhadas leves ou ioga), para não estimular excessivamente o corpo.

Além disso, é recomendado não praticar exercícios pesados 3 horas ou menos antes de ir para a cama, porque a liberação de endorfinas causa um estímulo que pode afugentar o sono.

Ajuste a Hora de Dormir

Nesta mudança o reógio atrasa, ou seja, “ganhamos” uma hora e por isso as pessoas muitas vezes vão dormir mais tarde. Especialistas e médicos sugerem que essa “hora extra” deve ser usada para descansar.

Duas semanas antes do fim do horário de verão, tente ir para cama 5 minutos mais cedo a cada dia. Esta mudança gradual vai ajudar na adaptação quando o relógio atrasar uma hora.

Deixe seu comentário