14 de agosto – Dia do Controle da Poluição Industrial

0
495

No último dia (14/08) foi comemorado o dia da responsabilidade de todas as indústrias brasileiras, que devem buscar alternativas para poluir cada vez menos o meio ambiente. A data proposta pelo Ministério do Meio Ambiente sugere a redução dos poluentes emitidos pelas empresas e alternativas de reestruturação ambiental. A industrialização do país, que ocorreu na década de 1930 – que implantou o uso de máquinas que trabalham sob a queima do carvão – marcou o início dos grandes índices de poluição do ar.

Em Itapaci, a Secretaria do Meio Ambiente sempre está atenta ao teor poluente emitido em nossa cidade, principalmente pela empresa de cana de açúcar existente no município. Além do monitoramento contínuo das emissões atmosféricas, é a substituição do combustível líquido pelo gasoso, que evita a queima e consequentemente a poluição. Além disso, a instalação da unidade de recuperação de enxofre contribuiu para a redução do dióxido de enxofre, produto gerado a partir da queima do elemento.

Sempre com ações pela conscientização da população em geral da importância de se preservar o meio ambiente local e as consequências que se tem da não preservação possa nos causar ao longo dos anos o Secretário do Meio Ambiente e Turismo Vilmar José dos Santos vem se destacando a frente da pasta.

Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, prejudicando o bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja, prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

A saúde e o bem-estar dos seres humanos estão diretamente ligados à qualidade do meio ambiente. O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar mata, anualmente, oito milhões de pessoas em todo o mundo. Para a entidade, a poluição do ar se transformou no maior fator de risco ambiental para a saúde no mundo.

A emissão de gases gerados pelas indústrias é uma das principais causas da poluição atmosférica.

 

 

Deixe seu comentário