Romaria de Nossa Senhora da Penha começa nesta sexta-feira (22) em Guarinos

0
27

Inicia nesta sexta-feira (22), em Guarinos, cidade localizada a 49 quilômetros de Itapaci, a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha.

Segundo registros históricos, a festa em Louvor à Nossa Senhora da Penha completa 268 anos de tradição em 2018 e espera receber cerca de 80 mil fiéis. Este é o terceiro maior roteiro da fé em Goiás e uma das mais antigas do estado.

A festa começa nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 1º de julho. A concentração dos romeiros inicia com uma peregrinação de 18 quilômetros, quando os fiéis fazem o percurso a pé, levando a imagem de Nossa Senhora da Penha de Pilar de Goiás até Guarinos. De acordo com a estimativa do Corpo de Bombeiros da região, pelo menos seis mil pessoas participam do trajeto. Durante uma semana, a pequena e histórica cidade de Guarinos, com seus pouco mais de três mil habitantes, se transforma para a realização das festividades da secular Romaria em Louvor à Nossa Senhora da Penha.

De acordo com o secretário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Sérgio Paulo, um dos grandes destaques da Romaria é a recepção de cerca de 40 comitivas, que saem de várias cidades de Goiás, como Rubiataba, Itapaci, Pilar de Goiás, Crixás e Santa Terezinha.

Uma delas é a Comitiva Boa Esperança, a primeira a participar da Romaria de Nossa Senhora da Penha e que, há 18 anos, percorre cerca de 265 quilômetros da Cidade de Goiás até o município de Guarinos. Segundo o presidente da comitiva, Fernando Godinho, 130 pessoas, entre muladeiros e apoio, participam do longo itinerário.

“Pra gente é uma relação de fé. A Comitiva Boa Esperança nasceu de uma tradição familiar devido aos milagres recebidos pelos meus antepassados. Desde então, nós não deixamos mais de vir. Começou pelo meu bisavô e, até hoje, a gente faz parte dessa festa em louvor à Nossa Senhora da Penha”, explica Fernando.

O presidente da comitiva conta que sua bisavó tinha problemas no útero e que não podia engravidar, no entanto, o sonho do seu bisavô era ter um filho. Após a bisavó receber a informação que estava grávida, o marido fez uma promessa para Nossa Senhora da Penha que se a filha sobrevivesse, ele iria todos os anos à Romaria até a filha completar 15 anos de idade. A filha sobreviveu e a tradição passou de geração para geração.

Cronograma

Durante todos dias da Romaria, os fiéis terão procissão da penitência às 6h30, seguida da novena e missa no Santuário, que começa às 7 horas. Quem não puder ir no período da manhã, às 19 horas terá um novo terço, novena e missa no Santuário.

A partir do dia 27 de junho, haverá missa no santuário às 10 horas e exposição do santíssimo às 15h. Somente na quinta-feira (28), às 16h30 acontecerá a missa em Pilar e peregrinarão a pé de Pilar até Guarinos.

Na sexta-feira (29) os fiéis assistirão ao show do violeiro Almir Pessoa. Já nos dias 23, 28, 29 e 30, a cidade recebe os cavaleiros, tropeiros, muladeiros e carreiros.

No sábado (30), além das procissões e missas, acontece o show da dupla sertaneja Maída e Marcelo. No domingo, dia 1º, será realizada a tradicional missa da cultura sertaneja, com o Padre Periquito às 7 horas.

Na segunda-feira (7) será realizada uma missa de despedida dos romeiros.

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 26 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.