Governo de Goiás anuncia pacote de medidas para a segurança pública no Estado

0
290

O Governo de Goiás anunciou na tarde da última quinta-feira (19) a criação de um pacote de medidas chamado de Mais Segurança, que deve integrar todos os órgãos de segurança pública do Estado. A principal ação foi a criação do Batalhão de Terminais da Polícia Militar, que deve monitorar em caráter integral os principais terminais de ônibus de Goiânia.

Durante o lançamento do pacote, o governador José Eliton (PSDB) ressaltou que o objetivo principal do Batalhão de Terminais é garantir a segurança do usuário do transporte coletivo. O patrulhamento deve funcionar em período integral e contar com homens fardados e à paisana dentro dos ônibus e de cada terminal, sobretudo na linha do Eixo Anhanguera.

O governador ressaltou que, com mais segurança nos terminais, os funcionários da Metrobus, empresa que administra esses locais na capital, vão poder atuar com mais tranquilidade. Eliton ressalta que em pouco tempo imagens de desorganização e tumulto para entrar nos ônibus não vão ser mais vistas, já que os servidores serão capazes de organizar as filas de embarque.

Para integrar o Batalhão de Terminais, a Polícia Militar vai contar com dois mil novos homens que recém concluíram o curso de formação da corporação. O secretário de segurança pública Irapuan Costa Júnior ressaltou que não há perigo de desabastecimento de viaturas na cidade.

Irapuan destacou ainda que dentro dos terminais vai funcionar um programa paralelo ao Batalhão, chamado de Viagem Mais Segura, que deve contar com uma equipe do Corpo de Bombeiros para resgates e socorro e uma unidade de delegacia da Polícia Civil para investigar crimes dentro dos terminais. Além disso, os ônibus corujão, que funcionam fora do horário comercial, vão contar com escolta de viaturas.

Os terminais devem contar também com câmeras de segurança e totens fotográficos a serviço das polícias. O secretário de segurança pública destacou que os principais terminais devem ser equipados com pessoal e material até o final do próximo mês, mas até o momento não há um cronograma de funcionamento nem as unidades que vão receber o aparato.

Outras medidas
Além de anunciar oficialmente a criação do Batalhão de Terminais, o governador aproveitou a ocasião para assinar o documento que concretiza a função da Polícia Militar em lavrar Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO´s), antes feitos por agentes da Polícia Civil nas delegacias ou na Central de Flagrante. Os termos podem ser emitidos na viatura no momento da ocorrência.

Para isso, as novas viatura entregues à PM vão estar equipadas com impressoras e tablets, além de aparelhos mais modernos de comunicação. Esses aparatos, conforme destacou Irapuan, não vão estar presentes em todos os carros oficiais, mas vão ser capazes de abranger todo o Estado.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Gilberto Marques filho, o documento que oficializa a prática facilita o atendimento de excelência para quem for vítima de crimes de menor agravo. Ele lembrou que a prática não desprestigia a Polícia Civil, nas otimiza o trabalho de todas as forças de segurança.

O governador anunciou ainda a promoção de 676 praças da PM, bem como autorizou a abertura de um concurso público para contratar 100 novos delegados que devem atuar em todo o Estado.

 

Deixe seu comentário