Prefeitura de Itapaci promove o projeto ”Visão Sem Fronteiras”

0
484

Durante está semana, a Prefeitura Municipal de Itapaci, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e de uma equipe de voluntários da área de oftalmologia estará realizando em Itapaci o projeto ”Visão Sem Fronteiras”.

O projeto é dividido em duas etapas: a primeira etapa se iniciou nesta segunda-feira (26), com a triagem dos pacientes, no Posto de Saúde Central e se estenderá até quinta ou sexta-feira, dependendo da procura. No agendamento, o paciente terá acesso ao dia e hora marcadas, onde, em uma segunda etapa, será realizado o atendimento clínico (sexta ou sábado), no mesmo local. O objetivo é atender até 1.000 pessoas.

Nessa segunda etapa, o médico com seus equipamentos, irá realizar até cinco exames e indicar a necessidade do paciente. Receitas para óculos e se precisar de cirurgia de catarata será encaminhado ao SUS para o devido procedimento.

Segundo a diretora do Hospital Municipal, Eulália Teixeira, diante das dificuldades em conseguir a realização desses exames pelo SUS, a Secretaria criou essa estratégia para acompanhar os portadores de males oftalmológicos, evitando, consequentemente, gastos desnecessários, risco de vida no percurso de viagens a outros centros e o estresse por parte dos pacientes que, na maioria das vezes, são idosos que necessitam de acompanhante especial.

Por sua vez, o prefeito de Itapaci, Mário Salles, disse que, “além de proporcionar um acesso rápido do paciente ao médico, que não precisará se deslocar para outro município, o projeto reduz custos, gerando economia aos cofres públicos, evitando o custeio de transporte e alimentação para os pacientes em dias de consulta em outras cidades”, afirma.

Com informações: Depto. de Comunicação PMI

Deixe seu comentário