Prefeitura de Itapaci intensifica ações de prevenção contra a febre amarela

0
361

A Secretaria Municipal de Saúde mantem constante ações de prevenção contra a febre amarela, não só pela situação que enfrenta o Estado de Goiás, como também a chegada de sazonalidade da doença, em que há um aumento do risco de ocorrência de casos.

Ainda, a Secretaria de Saúde de Itapaci orienta a população que não tomou ou que tem dúvidas se tomou a vacina, para procurar o PSF mais próximo e regularizar o cartão de vacinas. Principalmente as crianças de nove meses de idade. Somente a prevenção é capaz de combater a febre amarela. A vacina é encontrada em todas as unidades de Saúde da cidade.

A vacina atende qualquer faixa etária, no entanto, pessoas com mais de 60 anos que apresentam problemas de saúde grave, precisam de avaliação médica para fazer a vacinação.

FEBRE AMARELA
Perguntas frequentes!

O que é Febre Amarela?
A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus do gênero Flavivirus e transmitida por mosquitos. A FA apresenta dois ciclos de transmissão epidemiológicamente distintos: Silvestre (FAS) cujos principais vetores transmissores são dos gêneros Haemagogus e Sabethes, e urbano (FAU) transmitido principalmente pelo Aedes aegypti.

Qual é a diferença entre a Febre Amarela Silvestre e Febre Amarela Urbana?
A diferença entre elas é o vetor. Na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue e na mata, os mosquitos são dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Como a Febre Amarela Silvestre é transmitida?
A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas fechadas. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem que adentra a mata.

O vírus é transmitido por macacos?
Não. O vírus é transmitido através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas fechadas. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem que adentra a mata.

A Febre Amarela é transmitida de uma pessoa para outra?
Não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da Febre Amarela.

Como se prevenir da Febre Amarela?
A vacinação é a principal medida de prevenção. Além da vacinação é muito importante a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é um potencial transmissor da doença na área urbana.

Quem deve se vacinar?
A vacina é recomendada para moradores ou pessoas que se deslocam para área com circulação do vírus no Brasil e aos viajantes para os países com risco de transmissão de Febre Amarela.

Deixe seu comentário