Folia de Reis: Tradição que se mantém viva há a mais 37 anos em Itapaci

0
1864

Pela tradição, o dia 6 de janeiro é dia de desmontar a árvore de Natal, retirar as luzes e os enfeites da casa e retomar a vida normal.

O sexto dia do ano lembra a visita dos três reis magos ao menino Jesus, que, de acordo com a Bíblia, levaram presentes ao filho de Deus e continuaram seus caminhos.

A cultura popular recria a cada ano essa história nesta data: é o dia de receber a Folia de Reis, ou o Reisado em casa, como uma última visita ao presépio.

Em cada canto do país, essa manifestação popular, que começa no dia 25 de dezembro e encerra no Dia de Reis, ganha formas diferentes. As configurações regionais da Folia variam em decorrência do sincretismo da tradição religiosa com as culturas pagãs de cada local.

No cerrado brasileiro (região que coincide com o centro do país), são os catireiros – foliões que cantam e dançam ao som da viola caipira – que visitam as pessoas. No Nordeste, os reisados e as lapinhas – representações vivas dos presépios – comandam o folguedo. Outras expressões, como o bumba-meu-boi, o congo e a chefança fazem parte das tradições que se vêem nesta época do ano em todo o Brasil.

Em Itapaci essa tradição se mantém viva a mais de 37 anos, e conta atualmente com 3 folias, Folia de Reis do Grotão, Folia de Reis da Vila Santana (famosa folia do Pedro cabaça) e a Folia do União, no qual percorreram toda a cidade durante 12 dias em cada visita, levam as cantorias, danças e ensinamentos da tradição aos mais jovens.

Nós do Jornal Itapaci Urgente queremos parabenizar a todos os foliões que lutam a cada ano para que esta tradição fique viva todos os anos com muita alegria é fé.

Deixe seu comentário