Juiz vai a casa de idosos para audiência durante o Justiça Ativa em Itapaci

0
3757

Para evitar que um casal de idosos tivesse de ir ao fórum de Itapaci para uma audiência de interdição proposta pela filha, o diretor do Forúm local, juiz substituto Eduardo de Agostinho Ricco, foi até a residência dos idosos, que têm mais de 90 anos.

O local é distante quase dois quilômetros do gabinete do magistrado. Ele foi acompanhado do promotor de Justiça Francisco Borges Milanez, designado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) para colaborar com os trabalhos do Programa Justiça Ativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que foi realizado na comarca de terça-feira (26) e teve prosseguimento até o dia 29.

O juiz falou primeiro com dona da casa, Maria das Neves Bispo, 91. Com tranquilidade, ele ouviu a idosa, na varanda da casa dos interditandos. Fez as perguntas de praxe e, depois, quis saber se ela estava bem de saúde, como era sua rotina diária. Maria contou que é a filha Dalviene Maria das Neves Bipo, 56, que cuida dela e do marido e que, devido a uma dor no joelho e por enxergar pouco não faz nada em casa, nem mesmo prepara um café. “É ela que cuida de tudo aqui”, ressaltou a idosa.

Um pouco distante da esposa e deitado numa cama, estava Diolino Aprígio Bispo, 96. Completamente distante do mundo real, ele só abriu os olhos quando o juiz e o promotor se dirigiram a ele para confirmar o que os seus olhos viam. Segundo Dalviene, ele não anda há cerca de três anos, desde que foi acometido pela dengue e depende dela para tudo. “ Sou eu que dou banho, troco a fraldas e dou comida para ele, pois já não consegue mais segurar o prato sozinho”, observou a filha.

Dalviene disse que ficou muito emocionada com atitude do juiz em atender o seu pedido de ir até a casa de seus pais. “Foi uma ação muito humana da parte dele e o seu jeito de tratar os dois me emocionou bastante”, afirmou a mulher. Para o seu advogado, Miguel Moreira Cardoso, “essa é um inovação brilhante do Poder Judiciário, de o juiz se deslocar de seu gabinete indo de encontro aos jurisdicionados, a fim de que sejam alcançados pela Justiça”.

(Texto: Lílian de França/Fotos:Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Deixe seu comentário