Termina o prazo para cadastramento biométrico em 122 cidades de Goiás

0
613

O prazo para o cadastramento biométrico dos eleitores terminou neste sábado (30) em 122 cidades de Goiás.

Segundo Tribuna Regional Eleitoral (TRE), 90% dos goianos já fizeram o processo. porém, em algumas cidades, a adesão estava abaixo da metade. Neste último dia, os cartórios eleitorais funcionaram em horário especial, das 8h às 14h.

O sistema tem o objetivo de dar maior segurança ao processo eleitoral. Quem não se cadastrar, não poderá votar na próxima eleição. Além disso, pode ser impedido de retirar passaporte, carteira de identidade e participar de concurso público.

Esses 122 municípios representam 30% dos votantes do estado (veja a lista de cidades onde acontece o recadastramento biométrico). Até o momento, o TRE considera que a adesão do público foi satisfatória e dentro da expectativa do órgão. Entretanto, alguns municípios ainda preocupam.

Segundo um levantamento do órgão, até a quinta-feira (28), Orizona, Guarinos, Silvânia, Jandaia e Paranaiguara são as cidades com melhores índices do cadastramento, com comparecimento de mais de 85% dos eleitores.

Já a cidade com pior índice de recadastramento biométrico era Professor Jamil, com apenas 38,9% dos eleitores cadastrados. Mairipotaba, Divinópolis de Goiás e Cristalina tinham menos de 45% de comparecimento. Ao todo, em 10 municípios, menos da metade da população compareceu aos cartórios eleitorais.

 

Deixe seu comentário