Itapaci tem Dia D de vacinação antirrábica neste sábado (23)

0
597

A atenção neste sábado deve ser voltada para os animais de estimação, e que neste sábado (23), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde de Itapaci faz um Dia D da campanha de vacinação antirrábica. O objetivo da ação é imunizar o máximo de cães e gatos do município contra a raiva.

O serviço estará disponível em todos os postos de saúde do municipio, das 08h às 17h, e é gratuito. Para o Dia D da campanha, a Secretaria de Saúde alerta que devem ser imunizados somente cães e gatos com idade a partir de três meses.

As doses são gratuitas e protege os animais contra a doença, que é fatal. Ela é causada por um vírus que acomete mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos. Também pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

A vacinação assegura a proteção contra raiva canina pelo período de 1 ano. Animais doentes, altamente parasitados ou subnutridos não devem ser imunizados.

Veterinários, ressaltam que em alguns animais podem aparecer um pequeno nódulo no local em que é feita a aplicação da vacina, no entanto, não é necessário que os criadores do bichinho se preocupem, uma vez que geralmente esse nódulo desaparece em alguns dias.

Deixe seu comentário