Lago de Serra da Mesa atinge nível mais baixo da história

0
910

O Lago de Serra da Mesa, que fica em Uruaçu,(83 km de Itapaci), chegou a 8,47% neste ano. Segundo a diretoria da hidrelétrica, o nível do reservatório é o mais baixo da história por causa da seca. O comércio da região, que dependia do reservatório, ficou prejudicado e alguns lugares já fecharam as portas.

A hidrelétrica tem capacidade de produzir energia para 7 milhões de pessoas. No entanto, o nível do reservatório vem caindo ao longo dos últimos anos e prejudicando a produção.

No ano de 2001 o lago chegou a 8,82%. Já em 2016 o número caiu para 8,62%.
O reservatório era um dos maiores em volume de água da América Latina. Atualmente, o baixo nível da água deixou embarcações encalhadas e até uma ponte que estava submersa, que ligava as cidades de Niqueândia e Uruaçu, voltou a aparecer.

Por causa da queda no nível da água, o presidente de uma colônia de pescadores da região, Antônio Machado de Almeida, reclama das dificuldades de manter os negócios. As famílias que dependiam da produção de tilápias na região desativaram vários tanques por causa da seca. “Hoje nós estamos tirando do bolso para sustentar a cooperativa”, afirmou em entrevista à TV Anhanguera.

Segundo os comerciantes da região, até 2013 a região era próspera e contava com mais de dez restaurantes, áreas de camping e pousadas. Atualmente, a maioria está com as portas fechadas e outras propriedades ficaram disponíveis para aluguel.

Dono de uma loja de produtos de pesca, João Filho de Freitas relata que só continua com o negócio por causa das vendas pela internet. “A última coisa que morre é a esperança. Nós estamos na expectativa que melhore, que esse ano chova bastante para dar uma melhorada, porque o trem está feio”, reclamou.

Deixe seu comentário