Tradição e fé na Romaria de Guarinos

0
2496

Entre os dias 24/06 a 03/07 são esperados que cerca de 80 mil pessoas passem pelo Santuário de Guarinos, em celebração à Romaria em Louvor a Nossa Senhora da Penha. Considerado o terceiro maior roteiro da fé em Goiás, a Romaria de Guarinos também é uma das mais antigas do Estado.

Registros históricos revelam que desde 1750 que romeiros passaram a visitar o local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Penha, em uma cachoeira, no alto de uma serra, nos arredores da cidade. A concentração de romeiros começa durante a peregrinação de cerca de 18 quilômetros, quando milhares de fiéis fazem o percurso a pé, levando a imagem de Nossa Senhora da Penha de Pilar de Goiás até Guarinos.

Durante uma semana, a pequena e histórica cidade de Guarinos com seus pouco mais de três mil habitantes se transforma para a realização das festividades da secular Romaria em Louvor a Nossa Senha da Penha. E mais uma vez, milhares de Romeiros e devotos de Goiás e do Brasil lotam as ruas estreitas da cidade, alavancando o comércio e proporcionando renda extra para centenas de famílias que alugam suas casas para os visitantes.

Várias atividades religiosas acontecem durante a Romaria como missas, confissões, adorações, vigílias, rezas, cânticos, pregações, procissões, batizados, casamentos, crismas, orações, bênçãos, testemunhos de milagres entre outros. Este ano são esperados cerca de 20 comitivas de várias cidades da região que irão realizar o trajeto até Guarinos, que deve reunir cerca 1.200 cavaleiros.

De acordo com o Padre Junior Periquito, o Santuário de Guarinos é um lugar espiritual de peregrinação e acolhe anualmente os devotos e romeiros vindos de diversas cidades e regiões.

A Santa da Penha é o centro da Romaria. Várias atividades religiosas acontecem durante a Romaria como missas, confissões, adorações, vigílias, rezas, cânticos, pregações, procissões, batizados, casamentos, crismas, orações, bênçãos, testemunhos de milagres entre outros.

Para o padre Junior Periquito, conhecido nacionalmente por celebrar missa sertaneja, “o Santuário tem valorizado os romeiros e os visitantes, levando-os à prática dos valores da fé e da moral cristã, além de estarem resgatando e preservando o patrimônio da fé, da cultura e dos bens artísticos e, por fim, a salvação do homem”, enfatiza o padre.

Toda a programação do Santuário Nossa Senhora da Penha será transmitida pela rádio coração fiel (www.coracaofiel.com.br) e pela rádio local de Guarinos Santuário FM 90,5.
A rádio coracaofiel.com.br você pode acompanhar a programação no mundo inteiro pela internet.

ITAPACINOS RUMO AO GUARINOS:

Durante as festividades da Romaria em Louvor a Nossa Senhora da Penha, varias pessoas saem de Itapaci rumo a guarinos pagando suas promessas, são cerca de 41,0 km percorridos na maioria das vezes a pé pelos fieis entre os dias 24/06 a 03/07.

Deixe seu comentário