FUTEBOL – Grêmio encerra jejum de 15 anos e fatura o título da Copa do Brasil

0
614

Foram 15 anos de jejum. Foram 15 anos de angústia. Foram 15 anos de um grito engasgado. Nesta quarta-feira, mais de 55 mil gremistas lotaram a Arena para extravasar todos esses sentimentos em uma frase simplória: “É campeão“. Ou melhor: é pentacampeão da Copa do Brasil.

Na noite em que o futebol brasileiro começou a sair do luto, o Grêmio voltou, depois de 15 longos anos para sua torcida, ao lugar frequentado pelos maiores clubes do Brasil. O título de ontem da Copa do Brasil, garantido com um empate por 1 a 1 sobre o Atlético-MG, foi o quinto na história do tricolor gaúcho, que se isola como o maior vencedor da competição. Na noite em que encerrou o longo jejum de títulos nacionais, o Grêmio ainda deu a primeira volta olímpica de seu recém-construído estádio, e viu a consagração definitiva de Renato Gaúcho.

Ídolo maior da torcida por ter sido o herói do título mundial em 1983, ele assumiu como treinador da equipe pela terceira vez em setembro e conduziu o time à conquista de ontem. A vitória no jogo de ida facilitou tudo, e o Grêmio só precisou fazer os 90 minutos transcorrerem sem sobressaltos. As maiores emoções do jogo ficaram para os minutos finais. Aos 44 do segundo tempo, o Grêmio encaixou um contra-ataque e viu o equatoriano Bolaños fazer o gol do título, marcando 1 a 0, ao completar jogada de Éverton, o melhor em campo. Logo depois, aos 46, o também equatoriano Cazares, do Atlético, fez um incrível gol, encobrindo o goleiro Marcelo Grohe num chute de antes do meio-campo.

O apito final detonou o início da festa que ainda deve durar vários dias — principalmente se o rival Internacional for rebaixado à segunda divisão do Brasileiro no domingo.

GRÊMIO 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP/FIFA)

Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP/FIFA) e Kleber Lúcio Gil (SC/FIFA)

Cartões amarelos: Marcelo Grohe e Bolaños (GRE); Erazo e Fábio Santos (CAM)

Cartão vermelho: Não houve.

Público e Renda: 52.233 pagantes e R$ 5.105.964,00

Gol: Bolaños, 43’/2ºT (1-0); Cazares, 44’/2ºT (1-1)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Wallace, Ramiro (Jaílson, 33’/2ºT), Maicon e Douglas (Bolaños, 41’/2ºT); Luan e Everton. TEC: Renato Gaúcho.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Gabriel, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Cazares, 24’/2ºT) e Júnior Urso (Maicosuel, intervalo); Luan (Lucas Cândido, 30’/2ºT), Robinho e Lucas Pratto. TEC: Diogo Giacomini.

 

Deixe seu comentário