Mito ou verdade: 1º abastecimento do carro flex deve ser com gasolina?

0
601

Depois que sai da linha de montagem na fábrica, todo carro é abastecido com 3 a 5 litros de combustível para fazer o “check-up” final no dinamômetro. Durante esta avaliação, a injeção eletrônica identifica qual combustível (gasolina ou álcool) foi colocado no tanque e armazena esta informação dentro do módulo.

Depois do teste, esse carro vai para o pátio esperar o dia de ser enviado para a concessionária e, em todas as manobras, tanto na fábrica quanto na loja, o combustível é o mesmo que foi utilizado no dinamômetro. Algumas concessionárias colocam mais 3 litros do mesmo combustível, para não correr o risco de causar algum transtorno ao cliente.

O problema costuma acontecer quando os entregadores das concessionárias não informam ao cliente qual combustível está dentro do tanque. Se. no primeiro abastecimento, o cliente substituir por outro combustível, será necessário rodar pelo menos 15 minutos para que a injeção eletrônica identifique a troca e faça as adequações necessárias na relação ar/combustível.

Mas o que normalmente acontece é que as pessoas abastecem os carros ao sair da concessionária e já os levam para casa, e, muitas vezes, o percurso curto não é suficiente para a injeção eletrônica se atualizar. No dia seguinte. quando o proprietário dá a partida, o carro não pega porque a injeção eletrônica ainda está com a informação do combustível que foi colocado na fábrica.

As dicas são as seguintes: se você for encher o tanque no primeiro abastecimento, coloque só gasolina ou só álcool e rode pelo menos 15 minutos antes de desligar o carro.

Caso você queira abastecer com apenas alguns litros de combustível para poder chegar até o posto de combustível de sua confiança, pergunte ao entregador da concessionária qual combustível está no tanque e coloque alguns litros do mesmo. Estas duas dicas serão suficientes para evitar aborrecimentos e ficar chateado com a nova aquisição.

Portanto, fazer o primeiro abastecimento obrigatoriamente com gasolina é MITO.

oficina-g1-combustivel-mito

 

Deixe seu comentário